Seguidor de sinal é um amplificador de áudio que serve para pesquisar sinal de áudio, sinal de dados, mau contatos, cabos com mau contato , etc.
Instrumento de bancada bem simples, como, seguidor de sinais não perde a atualidade muitos possuam equipamentos muito mais sofisticados em suas bancadas como osciloscópios, frequencímetros e outros, em determinados instantes devem ter sentido necessidades de realizar uma prova mais simples. Se isso ocorreu com você, que ainda não tem um seguidor de sinais, este projeto pode ser interessante
Amplificador de prova para a bancada, um circuito bastante simples e acessível, mas que pode ser de grande utilidade na bancada do montador, do projetista e do reparador de equipamentos eletrônicos.
Na função de amplificador podem ser testados microfones, amplificadores, rádios, transmissores, televisores, sinal de dados, mau contatos, cabos com mau contato , etc.
Na verdade, o acompanhamento dos sinais nos circuitos consiste numa das mais eficientes e simples das formas de encontrarmos problemas de funcionamento. Segue-se o sinal até o ponto em que ele desaparece ou sofre uma alteração que não deveria ocorrer. Neste ponto temos a etapa deficiente que pode então ser isolada e analisada por meios convencionais de uma forma muito mais rápida.
Pode ser montado em uma placa universal ou até mesmo soldando os componentes diretamente um no outro. Nesta foto está montado circuito impresso universal, coloca-se os componentes e vai interligando as trilhas, muito simples:
Foto do circuito montado Visto por baixo
COMO FUNCIONA:
Este projeto é um amplificador de áudio integrado TDA2003 é encontrado com facilidade nas lojas.
Este circuito integrado pode ser alimentado por tensões entre 6 e 15V, sendo por este motivo indicado para aplicações que usem pilhas ou baterias como fonte de alimentação.Como o circuito integrado pode operar com uma ampla faixa de tensões não há necessidade de se usar uma fonte estabilizada.
Sua potência de áudio depende da tensão de alimentação, estando tipicamente na faixa de 8W.
O ganho do circuito é determinado pelo circuito de realimentação C4,R3 e R4 entre os pinos 2 e 4.O ganho será de +ou- 20 vezes.
Na saída é um alto-falante comum que pode ser de tv ou uma caixinha de som
Como controle de volume usamos um potenciômetro de 100k.
Um capacitor (C1) colocado no circuito de entrada, isola as componentes de corrente contínua dos circuitos em que o amplificador for conectado, deixando passar apenas os sinais de áudio.
Para a operação com sinais de áudio, usamos um fio blindado ligado ao capacitor de entrada.
C2, R1 e R2 formam um filtro para tirar um pouco de graves, para não dar socos no alto-falante, quando se testa sinais de dados.
C3 desacopla a entrada e C5 desacopla a saída, isolando corrente contínua, C6 e R5 formam um filtro, C7 e C8 filtram a tensão de alimentação para não ocorrer roncos.
MONTAGEM:
Inicialmente mostramos ao montador o diagrama completo do aparelho
Os capacitores eletrolíticos devem ter as polaridades observadas e as tensões mínimas de trabalho são as indicadas na lista de material. Os resistores são de 1/8W ou maiores
A fonte de alimentação é de 12V, pode ser usada sua própria fonte de bancada para fazer os testes
Para a conexão dos aparelhos externos é interessante preparar um cabo blindado contendo uma garra jacaré e uma ponta de prova. O fio do meio na ponta de prova e a malha um fio com garra de jacaré, para utilizar o seguidor, a garra deve ficar no ponto de terra do circuito.
Diagrama do circuito
COMO USAR O SEGUIDOR:
Se bem que seja um dos aparelhos básicos de todo praticante de eletrônica existem ainda os que não sabem como usar um seguidor de sinais na localização de defeitos.
O que o técnico deve fazer é procurar acompanhar o sinal com que o circuito trabalha etapa por etapa, atento para alguma anormalidade ou para o ponto em que ele pode desaparecer.
Para isso, o técnico deve conhecer o princípio de funcionamento do aparelho, de modo a saber que tipo de sinal vai ser encontrado no percurso analisado.
LISTA DE COMPONENTES:
Semicondutores:
CI-1 - TDA2003 - circuito integrado
Resistores: (1/8W, 5%)
R1 E R2 = 10K marrom,preto,laranja
R3 = 2.2 ohms vermelho,vermelho,dourado
R4 = 220 ohms vermelho,vermelho,marrom
R5 = 10 ohms marrom,preto,preto
P1 = 100K potenciômetro de volume
Capacitores:
C1 - C6 - C7 = 100nf - cerâmico ou poliéster
C2 - 10nF - cerâmico ou poliéster
C3 - 2,2µF/16V- eletrolítico
C4 - 220µF/16V - eletrolítico
C5 - C8 = 470 µF/16V - eletrolítico
Diversos:
Alto Falante, Placa de circuito impresso universal, Fonte de alimentação.
Obrigado pela visita
Se inscreva também em meu canal:
No You Tube