meus anuncios

sábado, 22 de outubro de 2016

Seguidor de sinal com TDA2003,uma ótima ferramenta para bancada eletrônica


Seguidor de sinal é um amplificador de áudio que serve para pesquisar sinal de áudio, sinal de dados, mau contatos, cabos com mau contato , etc.

Instrumento de bancada bem simples, como, seguidor de sinais não perde a atualidade muitos possuam equipamentos muito mais sofisticados em suas bancadas como osciloscópios, frequencímetros e outros, em determinados instantes devem ter sentido necessidades de realizar uma prova mais simples. Se isso ocorreu com você, que ainda não tem um seguidor de sinais, este projeto pode ser interessante
Amplificador de prova para a bancada,  um circuito bastante simples e acessível, mas que pode ser de grande utilidade na bancada do montador, do projetista e do reparador de equipamentos eletrônicos.
Na função de amplificador podem ser testados microfones, amplificadores, rádios, transmissores, televisores, sinal de dados, mau contatos, cabos com mau contato , etc.
Na verdade, o acompanhamento dos sinais nos circuitos consiste numa das mais eficientes e simples das formas de encontrarmos problemas de funcionamento. Segue-se o sinal até o ponto em que ele desaparece ou sofre uma alteração que não deveria ocorrer. Neste ponto temos a etapa deficiente que pode então ser isolada e analisada por meios convencionais de uma forma muito mais rápida.
Pode ser montado em uma placa universal ou até mesmo soldando os componentes diretamente um no outro. Nesta foto está montado circuito impresso universal, coloca-se os componentes e vai interligando as trilhas, muito simples:
                Foto do circuito montado                                              Visto por baixo

COMO FUNCIONA:
Este projeto é um amplificador de áudio integrado TDA2003 é encontrado com facilidade nas lojas.
Este circuito integrado pode ser alimentado por tensões entre 6 e 15V, sendo por este motivo indicado para aplicações que usem pilhas ou baterias como fonte de alimentação.Como o circuito integrado pode operar com uma ampla faixa de tensões não há necessidade de se usar uma fonte estabilizada.
Sua potência de áudio depende da tensão de alimentação, estando tipicamente na faixa de 8W.
O ganho do circuito é determinado pelo circuito de realimentação C4,R3 e R4 entre os pinos 2 e 4.O ganho será de +ou- 20 vezes.
Na saída é um alto-falante comum que pode ser de tv ou uma caixinha de som
Como controle de volume usamos um potenciômetro de 100k.
Um capacitor (C1) colocado no circuito de entrada, isola as componentes de corrente contínua dos circuitos em que o amplificador for conectado, deixando passar apenas os sinais de áudio.
Para a operação com sinais de áudio, usamos um fio blindado ligado ao capacitor de entrada. 
C2,  R1 e R2 formam um filtro para tirar um pouco de graves, para não dar socos no alto-falante, quando se testa sinais de dados.
C3 desacopla a entrada e C5 desacopla a saída, isolando corrente contínua, C6 e R5 formam um filtro, C7 e C8 filtram a tensão de alimentação para não ocorrer roncos.
MONTAGEM:
Inicialmente mostramos ao montador o diagrama completo do aparelho
 Os capacitores eletrolíticos devem ter as polaridades observadas e as tensões mínimas de trabalho são as indicadas na lista de material. Os resistores são de 1/8W ou maiores
A fonte de alimentação é de 12V, pode ser usada sua própria fonte de bancada para fazer os testes
Para a conexão dos aparelhos externos é interessante preparar um cabo blindado contendo uma garra jacaré e uma ponta de prova. O fio do meio na ponta de prova e a malha um fio com garra de jacaré, para utilizar o seguidor, a garra deve ficar no ponto de terra do circuito.
 Diagrama do circuito

COMO USAR O SEGUIDOR:
Se bem que seja um dos aparelhos básicos de todo praticante de eletrônica existem ainda os que não sabem como usar um seguidor de sinais na localização de defeitos.
O que o técnico deve fazer é procurar acompanhar o sinal com que o circuito trabalha etapa por etapa, atento para alguma anormalidade ou para o ponto em que ele pode desaparecer.
Para isso, o técnico deve conhecer o princípio de funcionamento do aparelho, de modo a saber que tipo de sinal vai ser encontrado no percurso analisado.
LISTA DE COMPONENTES:
Semicondutores:
CI-1 - TDA2003 - circuito integrado

Resistores: (1/8W, 5%)
R1 E R2 = 10K marrom,preto,laranja 
R3 = 2.2 ohms vermelho,vermelho,dourado
R4 = 220 ohms vermelho,vermelho,marrom
R5 = 10 ohms  marrom,preto,preto
P1 = 100K  potenciômetro de volume

Capacitores:
C1 - C6 - C7 = 100nf - cerâmico ou poliéster
C2 - 10nF - cerâmico ou poliéster
C3 - 2,2µF/16V- eletrolítico
C4 - 220µF/16V - eletrolítico
C5 - C8 = 470 µF/16V - eletrolítico
Diversos:
Alto Falante, Placa de circuito impresso universal, Fonte de alimentação.

Obrigado pela visita
Se inscreva também em meu canal:
No You Tube

37 comentários:

  1. Obrigado por fazer esse vídeo do seguidor de sinal vou tentar fazer um se der certo te aviso vai se muito útil pra mim esse equipamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom para seu aprendizado,você vai gostar de fazer, aí você vai falar! puxa fui eu que fiz.
      Vou colocar o esquema da fonte também, mas você pode até por uma fonte de celular 5V, acho que funciona. Abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Bom dia Israel, legal,,irei montar ! Será um prazer executar este projeto na certa !! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana este circuito, era o que precisava para verificar funcionamento dos componentes! Acho melhor as vezes que o osciloscópio, pois permite ouvir o tipo de sinal de forma simples e rápida! Vou fazer o meu também...

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana este circuito, era o que precisava para verificar funcionamento dos componentes! Acho melhor as vezes que o osciloscópio, pois permite ouvir o tipo de sinal de forma simples e rápida! Vou fazer o meu também...

    ResponderExcluir
  5. Fiz seguindo o esquema, mas ficou dando soco no alto falante e o tda ta esquentando muitooo

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se posso testa o sinal de áudio que chega numa saído do stk mais estou com medo de sair procurando sinal e acaba queimando o serguidor sinal por causa dá voltagem que ele recebe no stk

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado...vou fazer esse esquema pra utilizar em um modulo automotivo que não possui entrada rca..
    Meus parabéns...

    ResponderExcluir
  8. Montei o projeto porém o áudio ficou bem baixo. No lugar do R3 eu utilizei um resistor de 4R pois não tinha disponível um de 2.2R. Pode ser este o motivo do som muito baixo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!! Muito bacana!!!Sucesso e continue a postar coisas assim

    ResponderExcluir
  10. Muito útil e bem elaborado mas por favor não entendi onde que faço a ligação da alimentação do circuito.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do seguidor de sinais, construí um mas o CI esquenta muito,coqueiro um dissipador grande mesmo assim esquenta bastante,pode me dá uma dica?

    ResponderExcluir
  12. Excelente ferramenta, obrigado pela sua contribuição, se possível poderia postar a fonte?

    ResponderExcluir
  13. Acompanho você no YouTube e como sempre ajudando o pessoal com muita disposição. Eu tenho um amplificador desses que montei, mas ele faz muito ruído, sem mesmo fazer a busca, do que se trata? Tem que isolar ele, se for como faco?

    ResponderExcluir
  14. Gostei ivega vou montar o meu valeu.

    ResponderExcluir
  15. montei e ficou perfeito funcionou muito bem ja estou usando, uma ótima ferramenta! vlw

    ResponderExcluir
  16. Ola Israel tudo bem ,tenho um pioneer DEH P9650MP ele parrou de dar video na segunda frente ,vc pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  17. montei um sircuito desse deu sertinho

    ResponderExcluir
  18. Muito bom parabéns você é um bom profissional

    ResponderExcluir
  19. Prof. boa tarde, tenho dois trafo: um de 120\220 para 17volts dc e outro de 120\220 para 15 volts ac. Como retificar os dois trafos para 12 volts dc, me ajuda por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz a retificação e coloca um 7012 mas depende da potência que vc vai precisar

      Excluir
  20. Eu fiz uma visita ao seu projeto de injetor de sinais e só tenho que lhe agradecer e dar lhe parabéns

    ResponderExcluir
  21. Um seguidor instrutivo com ótimas informações pára todos fins em aparelhos eletrônicos....

    ResponderExcluir
  22. O mundo de eletrônica e sensacional

    ResponderExcluir
  23. valeu show estou começando brincar com a eletrônica vou tentar fazer um pra mim Parabéns.

    ResponderExcluir
  24. Salvou o meu dia este seguidor obrigado meu irmao...

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Show de bola! Muito bom .uso um com tda 2050.

    ResponderExcluir